Se você tem uma varanda no seu apartamento mas não usa muito ou não sabe como decorá-la, nós trouxemos dicas para você! O primeiro passo é pensar no por que você não a utiliza tanto quanto gostaria… o ambiente está pouco confortável e não chama sua atenção?

Não há móveis ou acessórios na varanda que facilitem suas atividades? Ou, no caso da decoração, você nem sabe por onde começar para deixar ela funcional e com a sua cara?

Viver em um espaço personalizado, com a cara do morador, também aumenta a sensação de bem-estar. O apartamento, por exemplo, deve ter tudo que te faça bem, e quem sabe a varanda gourmet vira seu “cantinho xodó” no apartamento.

INTERLIGUE AMBIENTES

Para deixar seu apartamento mais confortável e com maior sensação de amplitude, interligar a sala ou a cozinha com a varanda gourmet pode ser uma ótima solução!

Você pode interligar esses ambientes e trazer a sensação de que o apartamento é mais amplo nivelando o chão da varanda com o da sala, por exemplo, e colocando o mesmo tipo de piso para os dois, seja um belo porcelanato ou um vinílico que imita madeira, por exemplo.

Com o ambiente integrado, você pode estar no sofá da sala, mas olhar pela sacada o horizonte, o que dá maior bem-estar e sensação de liberdade por estar em um ambiente mais aberto ao estudar, trabalhar, escutar suas músicas, relaxar etc.

COMPRE MÓVEIS PLANEJADOS

Os móveis planejados conseguem otimizar os espaços, se adaptar a qualquer forma de ambiente e trazer exatamente aquilo que você precisa, sem mais ou menos, o que os tornam ideais para ambientes pequenos. Eles trazem praticidade, organização e ainda agregam beleza ao espaço.

Lembre-se de escolher o estilo que tem mais a ver com você e com o seu apartamento. Opções não faltam… rústico com madeira de demolição, por exemplo, moderno, retrô, provençal ou contemporâneo. Ainda é possível escolher textura, cores e acabamento.

Além dos móveis, aposte em uma boa bancada. Ela servirá como aparador ou poderá ser usada também como uma mesa descontraída para convidados e até mesmo um lugar para você preparar as refeições no mesmo ambiente em que recebe amigos e familiares, assim não precisa ficar isolado na cozinha, entre quatro paredes.

TENHA ELETRODOMÉSTICOS MENORES E FUNCIONAIS

Eletrodomésticos pequenos e que serão úteis para seu lazer são uma boa pedida, além de terem sua serventia, eles ajudam na construção e decoração do ambiente. Exemplos:

  • Cervejeira ou frigobar: mantém a bebida no ponto e ajuda a tornar o ambiente mais descontraído.
  • Máquina de café expresso: para beber um cafezinho logo pela manhã tomando um solzinho ou para oferecer às visitas na varanda.
  • Adega refrigerada: há tamanhos e modelos variados, para você acondicionar seus vinhos e aproveitar um happy hour.
  • Cooktop: para a preparação de alimentos na presença de visitas na varanda ou para simplesmente sair um pouco da cozinha na hora de cozinhar.
  • TV: para você escutar músicas, ver vídeos ou até mesmo ver um filme na varanda.

CRIE UM JARDIM VERTICAL

Os jardins verticais conquistam cada vez mais espaço! Eles são fáceis de instalar e de manter, além de deixar o ambiente mais bonito e elegante com um toque de natureza. Você pode usar estantes, cavaletes, painéis, placas de madeira, dentre outros materiais.

Verifique se a parede na qual será instalado o jardim pega sol ou não, para que você possa escolher as plantas e as flores adequadas para o local. É importante optar por plantas de longa durabilidade e que formem um tapete de folhagem. Algumas das mais utilizadas são: jiboia, véu-de-noiva, antúrio, samambaia e chifre de veado.

Outra dica é fazer uma hortinha. É possível manter uma pequena horta no apartamento e ainda utilizar as plantas na sua cozinha. Alguns tipos de planta para isso são: manjericão, alecrim, hortelã, salsinha e cebolinha.

Ainda é possível ter um jardim vertical com plantas que foram tratadas quimicamente e que não precisam de água e nem de sol. Depois que as folhagens naturais são desidratadas e ganham um tratamento químico, elas ficam intactas e duram por mais de três anos, dispensando qualquer tipo de cuidado. Há empresas especializadas que fazem esse processo.

DECORE A VARANDA DO SEU JEITO E COM O QUE VOCÊ PRECISA

Lembra das perguntas no início do texto? Então, o que ainda falta de objetos para que você possa realizar as atividades que deseja fazer na varanda? Um tapete para yoga? Uma boa iluminação para leitura? Pense em tudo que você precisa para não deixar de realizar as atividades desejadas. 

Pense também em que tipo de decoração tem a sua cara. Algo mais zen, mais moderninho ou retrô? Vale procurar fotos para se inspirar. Quase sempre um sofá confortável e almofadas são uma boa pedida. Que outros tipos de objetos têm a sua cara e vão deixar sua varanda mais linda e confortável?

Para quem gosta, aplicar o feng shui no ambiente, seja na cor da tinta ou na decoração, é uma das opções para deixar o espaço mais personalizado e com a vibração desejada, e assim tornar seu cantinho mais harmonioso.

Sua varanda pode ser transformada e muito bem aproveitada, trazendo conforto, aconchego e bem-estar.

Pense nisso, e aproveite a sua varanda gourmet, fazendo dela um lugar especial.

Para encontrar seu imóvel ideal, entre em contato com nossos corretores!