Se você já comprou um imóvel ou pelo menos cogitou em obter um, sabe que esta é uma decisão muito importante, de alto investimento e que envolve pretensões, planos de vida e até mesmo sonhos.

Esta é com certeza uma das compras mais importantes da vida de qualquer pessoa e para fazê-la é necessário muito planejamento e precaução, por isso, para fazer a escolha certa é indispensável estudo, organização e comprometimento.

A necessidade de se preparar para uma compra de imóvel é grande em qualquer situação, mas isso se intensifica ainda mais quando se compra diretamente na planta, tendo que calcular o tempo para receber o imóvel pronto, o período para pagar e o planejamento de onde morar enquanto sua nova casa ainda não estiver pronta.

Comprar um imóvel pronto também exige certo nível de planejamento, contudo, a compra é mais prática, mas em compensação, pode ser mais cara e acarretar em menos tempo para se programar para a mudança e para ajustar as finanças.

Cada caso é um caso e não existe tipo melhor ou pior, e sim o certo para a sua situação. Pensando nisso, elaboramos os prós e contras de comprar um imóvel novo ou um na planta para que você possa fazer a sua escolha sem erro!

Prós de comprar na Planta

1. O preço inicial é menor

Não é uma regra, mas geralmente o preço na planta costuma ser menor do que quando o prédio já está construído, isso é muito benéfico para que você consiga ter um valor de entrada menor, assim como as primeiras parcelas.

Portanto, o imóvel na planta pode ser o ideal para quem deseja ter um menor valor de investimento na compra e para quem procura condições de financiamento melhores e descontos maiores, isso porque, neste caso, a negociação pode ser feita diretamente com a incorporadora em vez de ser feita com um banco, como nos casos normais.

2. Potencial de valorização

Além de um valor de investimento menor, uma grande vantagem de se comprar um imóvel na planta é o potencial de valorização. Isso significa que quando você compra o imóvel ainda no desenho, ele tem um valor menor do que ele terá quando finalizar a obra, sendo a valorização média de 50% até a entrega do imóvel.

Isso acontece porque conforme a obra avança, o interesse de possíveis compradores pela habitação aumentam, o que é excelente para uma possível revenda no futuro.

3. Ser o primeiro dono

Ter um apartamento “novinho em folha” é uma sensação única! Comprando na planta, você será o primeiro dono do imóvel, o que é muito satisfatório e vantajoso, visto que um apartamento recém construído tem seu acabamento feito recentemente e elementos novos, evitando uma série de dores de cabeça e gastos com manutenção.

Contras de comprar na Planta

1. Necessidade de esperar fim das obras

O principal ponto negativo de se comprar na planta reside no fato de ter que esperar até o fim das obras para finalmente poder se mudar. Sendo que este aspecto pode impactar o comprador tanto pessoalmente quanto financeiramente.

Pessoalmente porque sempre existe a ansiedade para se mudar rapidamente para o novo imóvel e atrasos podem vir a acontecer (dentro de até 180 dias previsto em contrato), e financeiramente porque o comprador tem que conseguir lidar com as despesas de sua futura casa (mesmo que sejam só as primeiras parcelas) e de sua moradia atual, tendo estes dois gastos em paralelo.

Sendo assim, não é a melhor opção para quem tem pressa.

2. Dificuldades no financiamento

Por mais que fazer o financiamento de um imóvel na planta tenha suas vantagens a primeira vista, ele pode causar certos problemas com o passar do tempo. Isso porque, parte das parcelas devem ser pagar após a finalização da obra e com a valorização do edifício é possível que as parcelas sejam ampliadas, o que nem sempre é viável para o orçamento do comprador.

E dependendo dos valores, o financiamento pode ser negado.

Prós de comprar um imóvel novo

1. Conheça presencialmente

Olhar a planta e as imagens ilustrativas de uma imóvel são bem-vindas para dar uma boa noção do espaço útil da residência, mas nada se compara com a vantagem de ir até o lugar e ver o imóvel por conta própria, e esta é uma das maiores vantagens de se comprar uma residência já construída.

Você poderá ver cada detalhe do imóvel, até mesmo o número e a posição das tomadas, o que te dará mais confiança na escolha.

2. A mudança é imediata

Se você tiver gostado do imóvel, tiver tudo certo com o pagamento ou com o financiamento, você pode mudar imediatamente para sua nova casa.

Essa é uma grande vantagem, visto que assim você pode se programar melhor para fazer sua mudança sem depender da finalização da obra e tirar um “peso” das suas costas.

Contras de comprar um imóvel novo

1. Mais caro e mais concorrido

Como dito, o valor para comprar um imóvel na planta é menor do que de uma residência já construída, isso porque a valorização do imóvel cresceu conforme ele foi sendo construído e também na medida em que o bairro cresceu e se popularizou.

Há também o problema referente a concorrência por aquele imóvel, o que pode fazer com que a negociação de valores seja ainda mais complicada, assim como a urgência para fechar o negócio.

Como você pode ver, existem diversos fatores que podem favorecer um ou outro tipo de compra de imóvel. Como dissemos anteriormente, não existe um melhor ou pior, mas sim o que mais se adequa para a sua situação, portanto, é muito importante que você avalie os prós e contras de cada caso, faça um paralelo com sua situação atual (e com seus planos) e trace, de forma realista, qual destas é a melhor opção para você e para sua família.

Tenha calma e não se apresse para fazer essa decisão tão importante.

Quando você já tiver ponderado e entendido o que é melhor para o seu caso, nós da Front Imobiliária estaremos te aguardando para te ajudar a concretizar o seu sonho!