Apartamentos do tipo studio são práticos, compactos e funcionais. Surgiram na intenção de suprir uma demanda de pessoas que queriam morar em regiões privilegiadas, próximos a polos industriais, com grande acesso a transportes públicos e outras facilidades. 

Bem comum em grandes centros. O tamanho pequeno desses apartamentos compensa nas diversas opções, que o condomínio em que ele se encontra, apresenta. Geralmente, existe um espaço de lazer, espaço gourmet, salão de jogos, lavanderia, bicicletários. Tudo para que se tenha dentro do imóvel apenas o necessário.

É um tipo de morada que é bastante utilizado como primeiro imóvel de alguém que saiu da casa dos pais. Pode ser ideal para quem tem uma vida agitada, que não para dentro de casa devido ao trabalho. Muitos idosos também estão se mudando para apartamentos assim. A fácil manutenção e organização do pequeno espaço é extremamente conveniente.

A decoração precisa ser bem pensada, para que o studio não fique nem “pelado” nem com informação demais. Por isso, fizemos uma lista com dicas de decoração para que você não perca nenhum espaço e otimize tudo.

Móveis

O mais indicado é fazer móveis planejados para studios. É interessante apostar em móveis que tenham mais de uma função. Por exemplo, uma bancada multifuncional, que serve para comer, trabalhar etc.

Outro tipo de móvel bastante utilizado em studios são os móveis retráteis. Além de super funcionais, eles acabam não ocupando espaço. O que também ajuda a otimizar espaço são os móveis com portas de correr. 

Para saber quais móveis serão necessários e úteis, considere toda a sua rotina e encontre o que é indispensável.

Sobre móveis, é interessante se atentar ao posicionamento da cama, também. Por exemplo, colocar a cama no centro do espaço do quarto. Fazer isso, pode deixar uma sensação de ambiente ainda menor. O mais indicado é encostar a cama na parede, e no local mais escuro do studio.

Cores Claras e Neutras

Assim como o posicionamento da cama, a escolha de cores pode ampliar ou diminuir ambientes. Em um espaço já reduzido, é recomendado que você opte por tons claros. Cores como amarelo, branco, bege, azul ou verde bem clarinho podem dar sensação de um lugar maior.

Algo que muitas pessoas não param para pensar é o teto. O teto também pode auxiliar na percepção de espaço. Utilizar uma pintura brilhante faz com que se tenha uma impressão de ele ser mais alto.

Optar por cores escuras pode deixar o ambiente, além de menor, pesado. Preze por predominar o ambiente com cores neutras e claras, e colocar alguns toques de cores mais vivas ou escuras em objetos.

Iluminação

Optar por não utilizar embutidos, como luminárias, auxilia em um problema que muitos studios têm: excesso de informação. A alternativa é colocar uma iluminação indireta. Faixas de luz, como fitas de LED, escondidas que iluminam todo o ambiente fazem com que fique um espaço clean.

Divisórias

Os studios se caracterizam por serem apartamentos sem paredes para delimitar os cômodos. Por isso, é interessante utilizar-se de divisórias para que você separe o quarto da sala, por exemplo.

É legal fazer essa divisão de ambientes para dar a sensação de apartamento maior. Uma ideia é colocar como divisória estantes vazadas. Elas, além de dividirem o espaço, permitem a circulação de ar, iluminação e têm funcionalidade. 

Espelhos

Uma grande dica para espaços pequenos é o uso de espelhos. Eles auxiliam a ampliar o ambiente. Ao refletir a imagem, os espelhos causam a sensação de dobrar o espaço.

Pense onde você acha legal por um espelho. Mas lembre-se que o que estiver direcionado a ele terá um destaque maior.

Menos é mais

Falamos sobre cores, iluminação, móveis, até sobre a cama. Mas e itens decorativos? Bem, é importante saber que, em um espaço pequeno, menos é mais. Você pode apostar em quadrinhos ou pequenos objetos para se expressar e contrastar com a pintura.

Porém, é importante lembrar que o excesso de informação pode não ser legal. Muitos objetos, além de tirarem a funcionalidade dos móveis, podem causar uma sensação de espaço ainda menor.

A maioria dos studios seguem com uma decoração minimalista. O apartamento exige que o dono preze por objetos funcionais e essenciais. Por isso, acabam tendo uma decoração mais simplista. Contudo, você pode exercer a sua criatividade nos pequenos detalhes. Por exemplo, você pode se expressar em cortinas, tapetes, almofadas. Esses fatores podem trazer, ao mesmo tempo, um contraste e uma alegria ao ambiente. 

Conclusão

Se você está procurando por um studio ou apartamento pequeno, podemos te ajudar! Seja para alugar ou comprar, a Front tem imóveis compactos que podem lhe agradar.

Entre em contato conosco para saber mais e até conhecer nossas opções de imóveis.