Mesmo que você não seja de São Paulo, já deve ter escutado ou lido algo sobre a Vila Madalena. O bairro é a moradia de diversos bares e restaurantes, que o deixam com fama de boêmio. Além disso, a arte está muito presente por lá. Pode ser em local fechado, como a Galeria Porão ou na rua mesmo, como o famoso Beco do Batman.

São diversas atrações, que qualquer um que passe pelo bairro pode visitar ou ver. Mas como é morar lá? Vamos explicar!

Morar na Vila Madalena 

Apesar de ser considerado um bairro muito agitado, a Vila Madalena, para os moradores, é um local tranquilo e pacato. As ruas mesclam arte e natureza, trazendo cor e estilo e deixando o ambiente muito agradável. 

A Vila Madalena não é tão agitada quanto se pensa. Em várias partes, pode-se considerar que é um bairro familiar. É possível encontrar várias pessoas caminhando por ali e vizinhos interagindo.

Para quem não conhece o bairro, um passeio muito legal é justamente caminhar pelas ruas da Vila Madalena. Andar por lá se torna um programa para descobrir diversas oportunidades para se divertir, alimentar, entreter ou relaxar.

Facilidades do bairro Vila Madalena

Lazer na Vila Madalena

A Vila Madalena é conhecida por proporcionar lazer aos visitantes. Morando lá, você não vai ter que enfrentar transportes e trânsito para chegar a um local para se divertir. Dependendo, você consegue chegar a uma galeria ou uma praça com poucos minutos de caminhada.

Todo ano acontece a Feira da Vila Madalena. Ela ocupa 4 quarteirões do bairro com expositores de artesanato, gastronomia, cosméticos, decoração, literatura, moda e terapias alternativas. É uma opção de lazer, pois tem shows e atrações culturais para todo o tipo de público. Em 2020 e 2021, a feira ocorreu virtualmente, por conta da pandemia. Todavia, ela está em sua 44ª edição e estima que mais de 80 mil visitantes participam, quando há presencialmente.

Durante o período de carnaval, você pode participar de diversos bloquinhos de ruas. As ruas são fechadas para carros durante o final de semana para os foliões. Essa prática já se tornou característica da Vila Madalena. Todo tipo de pessoa pode participar. Existem bloquinhos voltados desde o público infantil a idoso.

Gastronomia na Vila Madalena

A fama da Vila Madalena boemia vem da quantidade de bares e restaurantes badalados. A realidade é que o bairro proporciona uma enorme variedade de empreendimentos gastronômicos.

Além das opções para curtir o happy hour, você pode encontrar locais com comida orgânica, cafeterias, confeitarias, gelaterias, entre diversas categorias. Do fast food à comidas refinadas. Tudo depende do seu gosto e bolso.

Mobilidade e Locomoção na Vila Madalena

O bairro é de fácil acesso, tanto que recebe milhares de visitantes. Além das estações de metrô Vila Madalena e Sumaré, da linha verde, e Fradique Coutinho, da linha amarela, o bairro conta com algumas linhas de ônibus passando por lá. 

Para quem tem carro, algumas ruas são estreitas, mas tranquilas. O acesso a grandes avenidas da cidade de São Paulo é fácil.

Segurança na Vila Madalena

Ano passado, a Vila Madalena foi considerada um dos bairros mais seguros para se hospedar na cidade de São Paulo. Além de ser um dos três melhores bairros para viver na capital paulista. A Vila Madalena e o entorno fazem parte do distrito de Pinheiros. É uma das regiões mais desenvolvidas e seguras, de acordo com o IDH de São Paulo.   

Por conta da movimentação cultural que o bairro tem, ele se torna bem assistido. Um exemplo disso foi a instalação de câmeras nas ruas da Vila Madalena durante o carnaval de 2017 para que a população tenha mais segurança. Empresas especializadas monitoram ao vivo para que tumultos sejam dispersados e crimes identificados.

Lojas e mercados no Bairro da Vila Madalena

É possível encontrar desde lojas locais até empreendimentos grandes. O legal da Vila Madalena é proporcionar esse ambiente em que o produtor local consiga vender, mas o morador possa achar produtos do mundo todo. 

Os mercados são diversos. Desde hipermercados até mercearias são encontradas na Vila Madalena. 

Educação e Escolas na Vila Madalena

A Vila Madalena conta com diversas opções educacionais. Desde escolas infantis até universidades. É uma região que conta com estudantes de todos os tipos. São possibilidades públicas e particulares para obtenção de uma educação de qualidade. 

Morar na Vila Madalena pode ser muito interessante. É um lugar agradável, cheio de cultura, programas, educação e muita segurança. O bairro pode proporcionar uma vida tranquila ou agitada, depende da sua preferência e rotina de vida. De qualquer maneira, você pode escolher, porque a Vila Madalena tem de tudo a poucos metros das residências. 

Front Imobiliária especializada na Vila Madalena

A Front Imobiliária pode te ajudar a encontrar o imóvel ideal para você! Nossos consultores são especialistas em encontrar um local que seja de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente.

Você pode encontrar um imóvel para alugar ou comprar e realizar o sonho da “casa” própria. Um dos imóveis que você tem a oportunidade de investir conosco é o Terrae. Ele fica na Vila Madalena, próximo a praça Horácio Sabino. É um empreendimento da Incorporadora Gamaro. O Terrae junta arquitetura e natureza, proporcionando conforto e tranquilidade para os moradores.  Além disso, é próximo ao metrô Sumaré, garantindo uma maior mobilidade pela cidade.

Se interessou? Entre em contato conosco! Queremos ajudar a encontrar seu próximo lar.