Ter um bom lugar para morar é um dos principais desejos de qualquer pessoa. E o mercado imobiliário supre essa necessidade tão simples, mas tão fundamental para nossas vidas. Esse mesmo mercado ajuda as empresas a conseguirem espaços físicos para consolidar seus escritórios e a outras entidades alcançarem seus objetivos.
Trata-se de um mercado forte e que, mesmo tendo problemas com as diversas crises financeiras, sempre se consolida novamente e sempre se mostra bastante oportuno para investidores. Já que este é um investimento seguro e com boas chances de valorização, sendo o ideal para investidores mais tradicionais, que não querem arriscar.
Por esses motivos, o mercado imobiliário chama a atenção de muitos novos investidores, ele é, sem dúvidas, uma ótima forma de começar a investir e fazer uma negociação segura, que pode trazer retorno de médio a longo prazo. Se você está interessado neste mercado, separamos algumas dicas importantes para você saber como começar a investir em imóveis!
O primeiro passo para se tornar um investidor imobiliário
A forma mais tradicional de começar a investir nesse mercado é pela compra ou construção de um imóvel, por meio desses dois caminhos pode-se alugar a residência, gerando uma renda passiva e recorrente todos os meses, ou vender no futuro, após a valorização do imóvel. É importante saber quais são as melhores formas de se adquirir um imóvel que tenha potencial de valorização. Por isso, vamos listar algumas delas:
Imóveis na planta são uma grande oportunidade
A compra de um imóvel na planta pode representar um ótimo lucro para o investidor, prova disso é o fato de que existem muitos casos em que a compra do imóvel na planta representa apenas de 20% a 30% do valor de revenda, em um ou dois anos depois do início da obra, um valor consideravelmente maior.
Vale lembrar que alguns pontos devem ser considerados na hora da compra de um imóvel na planta, todos estes pontos precisam valorizar o imóvel, então, quando for tomar uma decisão como essa, lembre-se de avaliar antes:
- A localização;
- A planta (número de banheiros, quartos e área útil);
- O condomínio (áreas em comum, área de lazer);
- A construtora (se tem ou não um bom histórico e se conseguirá entregar um investimento de qualidade no prazo correto).

Um imóvel usado pode ser ótimo
Existem diversos imóveis usados que ficam parados por bastante tempo em imobiliárias, eles podem ser um ótimo investimento para aquele que tiver a visão correta a respeito e saber identificar a oportunidade. Contudo, para realmente conseguir valorizar um imóvel usado, talvez seja necessário realizar certas reformas, para assim, torná-lo um imóvel ótimo para aluguel e venda, não caindo nos mesmos erros das imobiliárias.

Alugar pode ser uma boa opção
Se você tiver encontrado uma boa oportunidade de investimento, com um imóvel bom, bem estruturado e em uma localização apropriada, pode ser uma boa não vendê-lo rapidamente! Alugar um imóvel tende a ser uma ótima opção para criar um patrimônio passivo, recebendo o valor recorrentemente e reinvestindo ele em novos investimentos. Mas é importante alertar, que se você deseja ter um aluguel lucrativo, deve escolher corretamente o imóvel, para conseguir assim, a certeza da locação constante e a possibilidade de uma boa margem.

É possível investir com pouco dinheiro
Pode parecer estranho, mas sim, é possível investir em imóveis sem uma grande quantidade de dinheiro. Isso é possível na medida em que imóveis financiados e adquiridos através de consórcios permitem um período muito maior de pagamento e dão a possibilidade de alugar ou até mesmo vender o imóvel sem tê-lo quitado.

Forme um grupo de investimentos
Se você deseja começar a investir mas se sente inseguro para entrar neste “mundo” sozinho, uma boa opção é fazer um grupo de investimentos. Isso significa que você pode consultar alguns amigos seus e juntos, vocês podem comprar empreendimentos e dividir o lucro deles. Isso pode ser ainda mais eficiente se o grupo se organizar para realizar reformas e melhorar o imóvel de forma geral. Este modelo, obviamente, traz um retorno menor, mas, ao mesmo tempo, permite um investimento menor também, uma ótima forma de começar.
Como você pode perceber, existem diversas formas de começar a investir no mercado imobiliário. Independente do caminho que você decidir trilhar, tenha certeza de que nós, da Front Negócios Imobiliários, teremos o melhor investimento para você!