Ao procurar um local para matricular os filhos, os pais devem pesquisar um pouco sobre as opções. Além da localização da escola, é muito importante a avaliação dada à instituição. 

Em outubro de 2020, a Revista Melhor Escola fez um ranking com as melhores escolas particulares de São Paulo. As instituições foram classificadas através da opinião de pais, alunos, ex-alunos e professores. Pessoas que têm ou tiveram experiência com tais escolas. 

As instituições presentes na lista receberam um mínimo de 20 avaliações. Outro fator para incluí-las no ranking foi a necessidade de possuírem, pelo menos, três etapas de ensino.

Caso você esteja procurando pelas melhores para matricular o seu filho, aqui estão, seguidos de informações úteis e a nota que foram pontuadas:

Instituto de Educação José de Paiva Netto 

O Instituto recebeu a pontuação 4,9/5,0 no ranking da Revista Melhor Escola. Foi inaugurado em 1993, com Ensino Fundamental, Ensino Médio e Programa Educação Para Jovens e Adultos (EJA). Ele dá continuidade ao trabalho da Educação Infantil da Supercreche Jesus. Ambos fazem parte do Conjunto Educacional Boa Vontade.

A instituição usa uma metodologia própria, o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), criada pelos professores da Legião da Boa Vontade. A ferramenta pedagógica faz com que o aluno, além de aprender o conteúdo exigido, se desenvolva como cidadão através de valores e vivências.

Localizado no bairro Bom Retiro, na Avenida Rudge, 630, o Instituto de Educação José de Paiva Netto tem cerca de 1300 alunos em tempo integral.

Colégio Lumen Vitae 

O Colégio Lumen Vitae é um tanto quanto menor ao anterior. Atende pouco mais de 300 alunos, mas foi bem avaliado pelo comprometimento e ensino de qualidade que é oferecido, recebendo uma nota geral de 4,9/5,0.

Os pais relatam, em suas avaliações, que o fato do Colégio comportar poucos alunos faz com que a atenção a cada um deles seja especial. Há uma preocupação no desenvolvimento do aluno tanto nos estudos quanto na questão sócio emocional.

Fica na Rua Afonso Celso, 671, bairro Vila Mariana e possui desde Ensino Infantil até Ensino Médio. 

Colégio Santa Cruz 

O Colégio Santa Cruz possui quase 70 anos. Foi fundado por padres canadenses da Congregação de Santa Cruz, em 1952. A infraestrutura da instituição é completa e ocupa cerca de 50 mil metros quadrados. Recebeu uma nota de 4,8/5,0.

A formação proposta pelo Colégio é humanista e multidimensional. O projeto educacional visa as tradições do passado, as tendências futuras e as necessidades e expectativas do presente. O objetivo é formar o aluno de forma responsável, consciente e com valores.

Estabelecido no Alto de Pinheiros, o Colégio Santa Cruz tem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Cursos Técnicos. Em 2012, possuía mais de 3000 alunos. O endereço é: Avenida Arruda Botelho, 255.

Escola Técnica Walter Belian

A Escola recebeu uma nota de 4,7/5,0. Ela possui Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No Enem de 2019, apresentou um desempenho maior do que a média nacional. 

A infraestrutura oferecida pela escola oferece mais do que o necessário para o conforto e desenvolvimento dos alunos. Contém laboratório de ciência, laboratório de informática, algumas quadras esportivas, sala de leitura, pátios coberto e descoberto, acesso à internet e outras facilidades.

Encontra-se no bairro Cambuci, na Rua Serra de Paracaína, 132.

Colégio Satélite 

O Colégio Satélite recebeu uma nota geral de 4,7/5,0 em suas avaliações. A maioria das opiniões foram dadas por pais/mães, alunos e ex-alunos. Grande parte elogiou o posicionamento do colégio junto ao desenvolvimento individual de cada aluno. Além disso, há diversos enaltecimentos ao corpo docente extremamente competente e atento.

As etapas de ensino oferecidas vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com média de 187 alunos por etapa. As mensalidades iniciam no valor de 590 reais. Fica na Cidade Satélite Santa Bárbara, na Rua Mimas, 205.

Colégio São Luís

O Colégio São Luís foi fundado por padres jesuítas em Itu, interior do estado de São Paulo, no ano de 1867. Em 1918, foi transferido para a capital, bem na Avenida Paulista que, na época, foi a primeira via pública a ser asfaltada e arborizada na cidade. Hoje, fica localizado na Rua Haddock Lobo, 400, no bairro Cerqueira César.

O Colégio oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Além disso, é possível que o aluno pratique atividades extracurriculares dentro das instalações do Colégio. São treze opções que envolvem desde o intelecto até o físico do aluno.

A meta da instituição é oferecer o ensino e auxiliar com que cada estudante se desenvolva em diferentes aspectos com todo o suporte necessário e possível. Na avaliação geral, o Colégio São Luís recebeu a nota média de 4,7/5,0.

Com certeza, é uma tarefa difícil escolher uma instituição para matricular os filhos. Há preocupação a respeito de segurança, bem-estar, metodologia, ensino e diversos outros fatores. Contudo, a opinião de pessoas envolvidas com as escolas pode ser de muita ajuda para ter confiança no momento da escolha.

Front Imobiliária

Outro aspecto muito importante é a distância do seu lar até a sua escola preferida. Por mais conceituada que seja a instituição, talvez, passar horas e horas no trajeto pode não ser tão interessante.

Se você se interessou por alguma dessas escolas e tem interesse em avaliar os imóveis que existem nas redondezas, podemos te ajudar! Alguns imóveis da Front são próximos às escolas da lista. Você pode alugar, comprar ou investir em um novo empreendimento conosco.

Quer saber mais? Entre em contato e um de nossos consultores ficará feliz em lhe atender.